PROCESSO &mp DECISÃO CONSULTORIA P&D apoiando a FESP na disciplina de FDPB. Primeiro Semestre 2022
O cronograma de atividades é o mesmo para as duas turmas (Matutino e Noturno) porque as aulas ocorrem no mesmo dia (quarta-feira).
Obtenha aqui as instruções do trabalho
Prezados alunos, a seguir vocês tem o plano de ensino de sua turma o qual também está disponível no Ambiente Virtual Acadêmico (AVA) e ainda contam com uma apresentação do plano pelo professor disponível em vídeo (destinada especialmente para os alunos que faltaram à primeira aula). O plano é o mesmo para as turmas do Matutino e do Noturno pois as aulas ocorrem no mesmo dia da semana, quarta-feira.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
POLÍTICO DO BRASIL
PALAVRAS INTRODUTÓRIAS DO PROFESSOR
Apesar desta disciplina ter muitos elementos próprios de História do Brasil não deve ser confundida com a mesma como os alunos poderão constatar com a leitura do plano de ensino. Gostaria de realçar que os conteúdos de Formação e Desenvolvimento Político do Brasil se organiza em torno de temas considerados sínteses das questões que marcaram a vida do País no curso das ações e decisões políticas tanto quanto no pensamento político, ou pensamentos políticos, que se apresentaram seja no Brasil Império seja no Brasil Republicano em suas interrupções ou rupturas. E talvez o mais relevante do nosso curso será começar pela descrição e análise das instituições e ações do Brasil contemporâneo (da Constituição de 1988 para cá) e retroagir para épocas distintas a fim de estabelecer comparações e responder às perguntas que se fizerem necessárias para assegurar qualidade e densidade ao que vier a ser estudado. Por último, o professor acrescenta que a turma de 2022 teve mais elementos em comum do que as anteriores com o curso de História do Brasil, mas ainda assim se tratam de duas disciplinas diferentes na abordagem e mesmo em muitos documentos ora utilizados.
PLANO DE ENSINO DA TURMA DO MATUTINO
I. IDENTIFICAÇÃO:
- DISCIPLINA: História do Brasil
- CARGA HORÁRIA: 72 Horas
- TURNOS: Matutino e Noturno
- CURSO: Sociologia e Política
- SEMESTRE: 7o SEM, 2022
- PROFESSOR: Rui Tavares Maluf
- TITULAÇÃO: Doutor em Ciência Política
- EMAIL: rtmaluf@uol.com.br
II. OBJETIVOS
A – Gerais do Semestre:
Analisar o processo de formação social, política e econômica do Brasil, avaliando a realidade urbana e industrial, bem como as instituições e a situação de desigualdade do país.
B - Específico
Explorar os fatores que influenciaram a formação do sistema político brasileiro, bem como seu desenvolvimento, focando tanto os elementos estruturais que resistiram às diferentes mudanças na sociedade brasileira, bem como os que se romperam, de sorte a buscar respostas para os diferentes resultados encontrados no Brasil contemporâneo.
III. EMENTA
A disciplina abordará as principais questões e fatos que moldaram os processos político e de desenvolvimento das instituições políticas do Brasil destacando tanto suas linhas de continuidade, de evolução, quanto de interrupções e rupturas, de forma a que o alunado possa dispor de um recorte multifacetado sobre a realidade na qual se encontrem abrangidas ideias, mentalidades, ações e instituições.
IV. CONTEÚDO SELECIONADO
O curso está organizado em pelo menos três (3) dimensões, a saber:
- 1) mentalidade e ideias políticas;
- 2) fatos na e da política; e,
- 3) sistema político, o qual, por sua vez, abordará os seguintes tópicos:
- a)- As diferentes formas de governo e regimes no Brasil (abrangendo partidos políticos, e instituições executiva, legislativa e judiciária);
- b)- Cidadania; Desigualdade e Igualdade Política;
- c)-Imprensa e Opinião Pública;
- d)-Forças Armadas e Política;
- e)- Regime representativo e democracia; e
- f)- Cidade, Metrópole, Município, Poder Local; - Regiões e Regionalismo.
V. METODOLOGIA
A – Métodos
Os métodos a serem empregados na presente disciplina combinam aula expositiva e interativa (presencial e/ou virtual) sobre os temas previamente definidos e apresentados no cronograma de atividades, amparados nos textos indicados na bibliografia, bem como emprego regular da internet (com ajuda do retroprojetor) e, igualmente, do Ambiente Virtual Acadêmico (AVA). Tudo isso com a aplicação de exercícios baseados em problemas que precisarão ser resolvidos pelos alunos.
B – Recursos
Lousa, Retroprojetor e Ambiente Virtual Acadêmico (AVA).
VI. AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será feita da seguinte forma: Av1- uma prova em sala sem consulta com valor de zero a cinco pontos (5,0) na fase final do curso na qual será formulada uma questão dissertativa e algumas objetivas em um total de cinco (5) sobre pensamento político e as grandes questões tratadas nas aulas e leituras as quais marcaram a formação do Brasil; Av2- um trabalho a ser entregue na semana anterior à da prova, com valor de até quatro (4,0); e Av3- participação oral com valor de zero a um ponto (1,0) apenas para alunos que frequentarem no mínimo 15 das 19 semanas e que permaneceram na maior parte do horário de aula.
VII. BIBLIOGRAFIA
Observação:Observação: a bibliografia extra que o professor eventualmente venha a fazer uso estará disponível na presente página com links específicos, bem como no Ambiente Virtual Acadêmico (AVA)
Básica
- BRANDÃO, Gildo Marçal. Linhagens do Pensamento Político Brasileiro. Dados. Volume 48. Número 02. 2005. Disponível in: Acesse aqui
- MALUF, Rui Tavares. Eleições presidenciais e congressuais no Brasil ao longo da República. São Paulo. Julho de 2020. Disponível In Acesse aqui
- MALUF, Rui Tavares. Formação de desenvolvimento político do Brasil. Como chegamos até aqui. São Paulo. Janeiro de 2021. Disponível in Acesse aqui
Complementar
- CALDEIRA, Jorge. História da Riqueza no Brasil. Estação Brasil. Rio de Janeiro. 2017;
- FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). Localização na biblioteca: 981 F268b
- FERREIRA, Oliveiros S. Do Liberalismo no Brasil. Disponível in: É só clicar aqui
- SKIDMORE, Thomas. Entrevista para o programa Roda Viva da TV Cultura. Disponível na forma de texto em: Clique aqui
- WEFFORT, Francisco. Formação do pensamento político brasileiro. São Paulo: Ática, 2006.
Outras referências
- BEIGUELMAN, Paula. Formação política do Brasil. Pioneira. São Paulo, 1976.
- BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Editora da UNB, 1998.
- CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O Anti-Semitismo na Era Vargas (1930-1945). Editora Brasiliense. São Paulo. 1988.
- LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Alfa- Omega, 1986.
- NAZARIO, Diva Nolf. Voto feminino. São Paulo, 1923.
- NOGUEIRA, Marco Aurelio. As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado.Alfa Omega. São Paulo, 1998.
- PAIM, Antonio.; BARRETTO, Vicente. Evolução do pensamento político brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da USP, 1989.
- PATROCÍNIO, José do. Manifesto da Confederação Abolicionista do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Gazeta da Tarde, 1883.
- SANTOS, Wanderley Guilherme – Crise e Castigo. Edições Vertice. IUPERJ. Rio de Janeiro. 1988.
- SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e partidos políticos no Brasil (1930 a 1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976.
- WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O cronograma a seguir é um só para as turmas do MATUTINO e do NOTURNO, uma vez que ambas terão aulas as quartas-feiras. As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. Porém, as que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.
As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. As que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.
Acesse o cronograma de atividades do Noturno
- AULA 01 - 09/02 1a) Apresentação do Plano de Ensino e introdução ao conteúdo; 2a) Como chegamos até aqui? Caracterização do sistema político brasileiro contemporâneo Localização do Texto Clique aqui
- AULA 02 - 16/02- Monarquia e República na construção do estado no Brasil. Dois modelos: graus de institucionalidade e de governabilidade. Localização do texto de referência. Clique aqui para obter o texto
- AULA 03 - 23/02-Pensamento Político no Brasil. Ideias, Ideologias e Doutrinas no Brasil no transcorrer de sua história. Localização do texto de referência: Clique aqui
- AULA 04 - 02/03 - -***Recesso de Carnaval***
- AULA 05 - 16/03- Pensamento Político no Brasil. Ideias, Ideologias e Doutrinas no Brasil no transcorrer de sua história. Concepções democráticas e autoritárias Para leitura: ***Ainda a obra de Brandão*** Disponível em:
- AULA 06 - 16/03 - Pensamento Político no Brasil. Ideias, Ideologias e Doutrinas no Brasil no transcorrer de sua história. Concepções democráticas e autoritárias Para leitura: ***Ainda a obra de Brandão*** Disponível em:
- AULA 07 - 23/03 Federação e Federalismo no Brasil: governos da União, Estaduais e Municipais. Diferentes perspectivas. Texto disponível em: Clique aqui
- AULA 08 - 30/03 - Municípios, Cidades, Metrópoles e Megacidades. Existe uma Realidade própria diferente da Nacional e Estadual? Localização do texto: Clique aqui
- AULA 09 - 06/04 - ***Semana de Orientação***
- AULA 10 - 13/04 - Análise das constituições brasileiras: expressão tanto de consensos, como de atos de força, bem assim analisar seus conteúdos com suas semelhanças e diferenças. Localização do texto. Clique aqui
- AULA 11 - 20/04 Imprensa, Opinião Pública e Pesquisas de Opinião e de Observação. Impactos no fazer e no pensar a Política no Brasil. Localização do texto Clique aqui
- AULA 12 - 27/04 -O Itamaraty e a Política de Relações Exteriores do Brasil. Política de governo ou política de estado? Texto de apoio
- AULA 13 - 04/05 O Brasil na América do Sul. Mero acidente da geografia ou estratégia de integração? Texto: o mesmo da aula anterior.
- AULA 14 - 11/05- O protagonismo das Forças Armadas na vida política do País Texto de apoio: FAUSTO, Boris e Fernando Devoto. Brasil e Argentina.*** Página 203 a 213***
- AULA 15 - 18/05 - - Partidos políticos no decorrer da história do Brasil. Continuidades e descontinuidades Texto de apoio: tópico Partidos Políticos do texto da primeira aula Clique aqui
- AULA 16 - 25/05-A Conjuntura política e os impasses do regime democrático ***Texto de apoio: Novamente o da semana passada, mas agora em seus tópicos finais*** Localização do texto:Clique aqui
- AULA 17 - 01/06 - ***Prova em sala (Presencial ou Virtual)***
- AULA 18 - 08/06 - ***Devolutiva das provas***
- DIA 15/06 - ***Prova Substitutiva***
- DIA 22/06 -***Exame Final***
***
Aqui você tem o link (também presente no AVA) para rever a aula resumo, caso precise. Boa sorte!
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Monarquia e República, texto produzido pelo professor para a correspondente aula.
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Texto de apoio elaborado pelo professor Rui
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Você pode assistir aqui a aula Federalismo e Federação no Brasil ministrada para a turma do Matutino no último dia 20
Aqui você encontra o mesmo artigo do professor disponível no AVA sobre o presente tema
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Leia aqui o artigo sobre Município, Cidade, Metrópole e Megacidade
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Video aula turma Matutino. 1a Parte
Video aula turma Matutino. 2a Parte
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Acesse texto preparado para aula
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Documento Constituições brasileiras
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Documento Partidos Políticos no Brasil
Neste tópico você tem acesso às Constituições do Brasil em documentos muito bem elaborados pelo Senado Federal por importantes constitucionalistas que dispõem de sólido conhecimento da História do Brasil e comementam o momento político no qual as mesmas foram produzidas
1891 (A primeira Constituição da Republica)
1934 (A Constituição da Revolução de 1930)
1937. (A Constituição do Estado Novo)
1946 (A Constituição pós Estado Novo)
1967 (A Constituição do Regime Autoritário de 1964)
1988 (A Constituição da Nova República)
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Você já deve ter percebido que o Plano de Ensino é sempre um documento que está limitado a determinado tamanho para efeito de formalidade acadêmica, bem como se trata de uma carta de intenções do que o professor pretende transmitir ao longo do curso. No entanto, seja pela curiosidade dos alunos e, ainda, pela própria complexidade do conhecimento, há sempre muito mais a ser oferecido. E graças ao mundo virtual, é possível oferecer mais indicações de leitura para os alunos, bem assim fontes de pesquisa que são importantes para todos aqueles que entendem que o conhecimento não se reduz a ler o que outras pessoas produziram e interpretaram para nós, mas podermos participar do processo de geração do conhecimento senão desde o início, como em uma pesquisa primária, mas a partir da vasta gama de fontes disponíveis. Segue, então, outras indicações algumas das quais tem a vantagem das obras se encontrarem disponíveis gratuitamente em consequência do prazo dos direitos autorais já ter expirado.
A Primeira República também é conhecida como o período no qual vários movimentos sociais se desenvolvem com maior nitidez e grandeza quando comparados aos dos séculos anteriores (XVIII e XIX). Tais movimentos, se misturam nos grandes conflitos armados, como as Guerra de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1914-1916). Assim sendo, procurei levar isso em conta na bibliografia extra sugerida.
Os livros do jornalista Elio Gaspari foram originalmente publicados espaçadamente no início dos anos 2000 (2002 e 2004) e os abaixo indicados foram publicados novamente em 2014 de uma só vez na forma de uma coleção chamada Ditadura. Mas podem ser obtidos de forma avulsa. Em linhas gerais os livros cobrem os períodos iniciais do regime autoritário, sua consolidação, enfraquecimento e transição para o regime democrático atualmente vigente.
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O trabalho extra sala poderá ser a respeito de qualquer um dos temas que estejam sendo dados no decorrer da disciplina. O aluno deverá explicitar claramente o tema e título do trabalho, e definir uma pergunta para orientar o desenvolvimento do mesmo, a qual deverá constar na abertura. Não há um tamanho pré definido, mas o professor espera que seu desenvolvimento seja revelador de um aluno que se encontra no último ano do curso de Sociologia e Política e tem o prazer de pensar, de problematizar frente o material consultado. Observe o aluno que a pontuação vale pouco menos do que a da prova. Portanto, vale a pena se dedicar.
PROCESSO & DECISÃO CONSULTORIA P&D apoiando a FESP na disciplina de FDPB. Primeiro Semestre 2022