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Cronograma de Atividades

O cronograma de atividades é o mesmo para as duas turmas (Matutino e Noturno) porque as aulas ocorrem no mesmo dia (quarta-feira).

QUESTÕES ORIENTADORAS

OUTROS DOCUMENTOS IMPORTANTES

TRABALHO EXTRA SALA

Obtenha aqui as instruções do trabalho

CONSTITUIÇÕES DO BRASIL

Texto de apoio elaborado pelo professor Rui





Prezados alunos, a seguir vocês tem o plano de ensino de sua turma o qual também está disponível no Ambiente Virtual Acadêmico (AVA) e ainda contam com uma apresentação do plano pelo professor disponível em vídeo (destinada especialmente para os alunos que faltaram à primeira aula). O plano é o mesmo para as turmas do Matutino e do Noturno pois as aulas ocorrem no mesmo dia da semana, quarta-feira.


FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICO DO BRASIL


PALAVRAS INTRODUTÓRIAS DO PROFESSOR


Apesar desta disciplina ter muitos elementos próprios de História do Brasil não deve ser confundida com a mesma como os alunos poderão constatar com a leitura do plano de ensino. Gostaria de realçar que os conteúdos de Formação e Desenvolvimento Político do Brasil se organiza em torno de temas considerados sínteses das questões que marcaram a vida do País no curso das ações e decisões políticas tanto quanto no pensamento político, ou pensamentos políticos, que se apresentaram seja no Brasil Império seja no Brasil Republicano em suas interrupções ou rupturas. E talvez o mais relevante do nosso curso será começar pela descrição e análise das instituições e ações do Brasil contemporâneo (da Constituição de 1988 para cá) e retroagir para épocas distintas a fim de estabelecer comparações e responder às perguntas que se fizerem necessárias para assegurar qualidade e densidade ao que vier a ser estudado. Por último, o professor acrescenta que a turma de 2022 teve mais elementos em comum do que as anteriores com o curso de História do Brasil, mas ainda assim se tratam de duas disciplinas diferentes na abordagem e mesmo em muitos documentos ora utilizados.


PLANO DE ENSINO DA TURMA DO MATUTINO

I. IDENTIFICAÇÃO:

  1. DISCIPLINA: História do Brasil
  2. CARGA HORÁRIA: 72 Horas
  3. TURNOS: Matutino e Noturno
  4. CURSO: Sociologia e Política
  5. SEMESTRE: 7o SEM, 2022
  6. PROFESSOR: Rui Tavares Maluf
  7. TITULAÇÃO: Doutor em Ciência Política
  8. EMAIL: rtmaluf@uol.com.br

II. OBJETIVOS

A – Gerais do Semestre:

Analisar o processo de formação social, política e econômica do Brasil, avaliando a realidade urbana e industrial, bem como as instituições e a situação de desigualdade do país.

B - Específico

Explorar os fatores que influenciaram a formação do sistema político brasileiro, bem como seu desenvolvimento, focando tanto os elementos estruturais que resistiram às diferentes mudanças na sociedade brasileira, bem como os que se romperam, de sorte a buscar respostas para os diferentes resultados encontrados no Brasil contemporâneo.

III. EMENTA

A disciplina abordará as principais questões e fatos que moldaram os processos político e de desenvolvimento das instituições políticas do Brasil destacando tanto suas linhas de continuidade, de evolução, quanto de interrupções e rupturas, de forma a que o alunado possa dispor de um recorte multifacetado sobre a realidade na qual se encontrem abrangidas ideias, mentalidades, ações e instituições.

IV. CONTEÚDO SELECIONADO

O curso está organizado em pelo menos três (3) dimensões, a saber:

V. METODOLOGIA

A – Métodos

Os métodos a serem empregados na presente disciplina combinam aula expositiva e interativa (presencial e/ou virtual) sobre os temas previamente definidos e apresentados no cronograma de atividades, amparados nos textos indicados na bibliografia, bem como emprego regular da internet (com ajuda do retroprojetor) e, igualmente, do Ambiente Virtual Acadêmico (AVA). Tudo isso com a aplicação de exercícios baseados em problemas que precisarão ser resolvidos pelos alunos.

B – Recursos

Lousa, Retroprojetor e Ambiente Virtual Acadêmico (AVA).

VI. AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será feita da seguinte forma: Av1- uma prova em sala sem consulta com valor de zero a cinco pontos (5,0) na fase final do curso na qual será formulada uma questão dissertativa e algumas objetivas em um total de cinco (5) sobre pensamento político e as grandes questões tratadas nas aulas e leituras as quais marcaram a formação do Brasil; Av2- um trabalho a ser entregue na semana anterior à da prova, com valor de até quatro (4,0); e Av3- participação oral com valor de zero a um ponto (1,0) apenas para alunos que frequentarem no mínimo 15 das 19 semanas e que permaneceram na maior parte do horário de aula.

VII. BIBLIOGRAFIA

Observação:Observação: a bibliografia extra que o professor eventualmente venha a fazer uso estará disponível na presente página com links específicos, bem como no Ambiente Virtual Acadêmico (AVA)

Básica

  1. BRANDÃO, Gildo Marçal. Linhagens do Pensamento Político Brasileiro. Dados. Volume 48. Número 02. 2005. Disponível in: Acesse aqui

  2. MALUF, Rui Tavares. Eleições presidenciais e congressuais no Brasil ao longo da República. São Paulo. Julho de 2020. Disponível In Acesse aqui

  3. MALUF, Rui Tavares. Formação de desenvolvimento político do Brasil. Como chegamos até aqui. São Paulo. Janeiro de 2021. Disponível in Acesse aqui

Complementar

  1. CALDEIRA, Jorge. História da Riqueza no Brasil. Estação Brasil. Rio de Janeiro. 2017;

  2. FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). Localização na biblioteca: 981 F268b

  3. FERREIRA, Oliveiros S. Do Liberalismo no Brasil. Disponível in: É só clicar aqui

  4. SKIDMORE, Thomas. Entrevista para o programa Roda Viva da TV Cultura. Disponível na forma de texto em: Clique aqui

  5. WEFFORT, Francisco. Formação do pensamento político brasileiro. São Paulo: Ática, 2006.

Outras referências

  1. BEIGUELMAN, Paula. Formação política do Brasil. Pioneira. São Paulo, 1976.

  2. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Editora da UNB, 1998.

  3. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O Anti-Semitismo na Era Vargas (1930-1945). Editora Brasiliense. São Paulo. 1988.

  4. LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Alfa- Omega, 1986.

  5. NAZARIO, Diva Nolf. Voto feminino. São Paulo, 1923.

  6. NOGUEIRA, Marco Aurelio. As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado.Alfa Omega. São Paulo, 1998.

  7. PAIM, Antonio.; BARRETTO, Vicente. Evolução do pensamento político brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da USP, 1989.

  8. PATROCÍNIO, José do. Manifesto da Confederação Abolicionista do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Gazeta da Tarde, 1883.

  9. SANTOS, Wanderley Guilherme – Crise e Castigo. Edições Vertice. IUPERJ. Rio de Janeiro. 1988.

  10. SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e partidos políticos no Brasil (1930 a 1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976.

  11. WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O cronograma a seguir é um só para as turmas do MATUTINO e do NOTURNO, uma vez que ambas terão aulas as quartas-feiras. As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. Porém, as que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.

As leituras registradas no espaço abaixo se referem a trechos ampliados. As que serão efetivamente solicitadas para as aulas e avaliações serão menores, mas extraídas de trechos que estão informados.


Acesse o cronograma de atividades do Noturno


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QUESTÕES ORIENTADORAS


COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI: CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Aqui você tem o link (também presente no AVA) para rever a aula resumo, caso precise. Boa sorte!


  1. Por quê iniciarmos o conteúdo da disciplina de frente para trás?

  2. É possível afirmar que o sistema político brasileiro atual é uma evolução de nosso passado?

  3. Em termos conceituais, qual é a extensão do sistema brasileiro da atualidade? Será o que está previsto na Constituição?

  4. Haverá uma definição aceita consensualmente sobre as principais características do sistema político brasileiro?

  5. A Separação dos Poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário e a Separação dos Níveis de Governo (Federação) se constituem na maior parte do que se poderia entender como próprio do sistema político?

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MONARQUIA E REPÚBLICA NO BRASIL: DOIS REGIMES, QUAIS AS DIFERENÇAS?

Monarquia e República, texto produzido pelo professor para a correspondente aula.


  1. É possível entender a diferença entre Monarquia e República restrito tão somente ao procedimento de transmissão do cargo (consanguinidade e eletividade)?

  2. Haveria associação entre as ideias de Monarquia, Centralização e Concentração de Poder versus República, Descentralização e Desconcentração de Poder?

  3. Houve no Brasil uma Monarquia Federativa, o que associaria esta forma de governo com descentralização e desconcentração de poder?

  4. Dá para dizer que sob a República, o chefe de Estado (e/ou de governo) teve mais responsabilidade perante o Parlamento que os Monarcas?

  5. É possível afirmar tendo por referência o caso brasileiro que o regime democrático está mais bem representado sob a forma de governo republicano que a monárquica?

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Texto de apoio elaborado pelo professor Rui


PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL: IDEIAS, IDEOLOGIAS E DOUTRINAS NO TRANSCORRER DA HISTÓRIA

  1. Os pensamentos políticos da Europa se reproduziram em sua totalidade entre os pensadores nativos?

  2. É possível equiparar ideia política a pensamento político e, por sua vez, a teoria política?

  3. Quais são os principais pensadores políticos citados na obra de Gildo Marçal Brandão?

  4. Houve mais de um pensamento político relevante associado aos diferentes períodos e regimes que o País viveu?

  5. Faz sentido subordinar os pensamentos políticos desenvolvidos no Brasil sob a dicotomia de autoritários e democráticos?

  6. No decorrer da história do Brasil é possível falar em um pensamento conservador com uma doutrina coerentemente elaborada a despeito de tantas transformações sociais em nosso País?

  7. Pode-se falar da existência de um pensamento socialista no Brasil desde o início do século XX e que tenha sido único?

  8. Qual a dimensão que o liberalismo ocupou no Brasil no decorrer de sua história e qual sua importância na atualidade?


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FEDERALISMO: GOVERNOS DA UNIÃO, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. DIFERENTES PERSPECTIVAS

Você pode assistir aqui a aula Federalismo e Federação no Brasil ministrada para a turma do Matutino no último dia 20


Aqui você encontra o mesmo artigo do professor disponível no AVA sobre o presente tema


  1. Qual a principal característica da Federação no Brasil contemporâneo?

  2. O Federalismo está associado à República no Brasil desde sua proclamação apesar das diferentes constituições existentes?

  3. É possível falar em Federação à época do Império?

  4. O governo da União desde o início da República dispôs da mesma capacidade de atuação?

  5. Ao se dividir os níveis de governo em União, Estados Membros e Municípios está se falando de hierarquia constitucional e funcional?

  6. O que eram os territórios federais, como se justificavam e por quê deixaram de existir com a Constituição de 1988?

  7. Qual a importância que os Estados Membros da Federação tem e tiveram ao longo da República?

  8. Quais são as principais atribuições constitucionais dos Estados Membros da Federação no Brasil contemporâneo?

  9. Como se pode avaliar a trajetória dos Municípios na Federação Brasileira quando atualmente existem mais de cinco (5) mil e 500?

  10. Até que ponto a importância política que se atribui ao Município não se confunde com seu tamanho populacional e de base econômica?


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MUNICÍPIOS, CIDADES, METRÓPOLES E MEGACIDADES.

Leia aqui o artigo sobre Município, Cidade, Metrópole e Megacidade


  1. No Brasil os fenômenos município, cidade e metrópole significam a mesma coisa apesar de diferentes palavras?

  2. A evolução da cidade no Brasil pode ser entendida como uma consequência de ideias políticas elaboradas no decorrer de sua história?

  3. No Brasil a diferença entre as designações de cidade e metrópole se devem ao passado colonial?

  4. Quais as principais implicações políticas da passagem de uma cidade para a condição de metrópole?

  5. Além da capital do País, todas as capitais estaduais podem ser consideradas metrópoles?

  6. O termo megacidade é tão somente um termo cunhado fora do País e também a forma de diferenciar uma metrópole maior do que outras?

  7. Desde quando é possível falar em Megacidades no Brasil?

  8. Quais são as Megacidades do Brasil e como estas se encontram politicamente situadas no mundo atual?

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FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO POLÍTICA DE SÃO PAULO

  1. Como se deu a trajetória política de São Paulo como município e cidade?

  2. A transformação de São Paulo em uma metrópole e depois megacidade se deveu a fatos políticos específicos?

  3. Apesar da inegável importância política da cidade de São Paulo, faz sentido dizer que não houve um pensamento político específico para a cidade?

  4. Há políticos que dedicam suas carreiras políticas a São Paulo e isso quer dizer se candidatar a vereador e prefeito exclusivamente?


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IMPRENSA, OPINIÃO PÚBLICA E PESQUISAS DE OPINIÃO E OBSERVAÇÃO

Video aula turma Matutino. 1a Parte


Video aula turma Matutino. 2a Parte


  1. É possível afirmar que a imprensa está presente no Brasil desde que o País se tornou independente?

  2. Faz sentido dividir a imprensa em fases que estão mais ou menos associadas aos períodos da História do País?

  3. A imprensa no Brasil teve e tem papel relevante na formação de opinião?

  4. A diferença da imprensa segundo os meios de comunicação utilizados (escrita, falada, ouvida, assistida, etc.) faz diferença significativa?

  5. Seria muito exagero afirmar que a emergência das pesquisas de opinião pública dividem a vida política do Brasil em duas épocas muito distintas?


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RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL NO CONTINENTE SUL-AMERICANO

Texto para subsidiar a aula


  1. A diferença do idioma falado no Brasil bem como sua colonização portuguesa condicionaram a formação das Relações Internacionais do país na América do Sul e Latina?

  2. Houve preferências na relação do Brasil com os países do Continente?

  3. O relacionamento do Brasil e os países do Continente se estruturou com base no comércio exterior ou de outras agendas?

  4. Como se pauta este relacionamento na atualidade?

  5. Qual o peso da relação Brasil-Argentina para o desenvolvimento dos dois países?

  6. A relação Brasil-Argentina está muito condicionada pelos governos do momento?

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O PROTAGONISMO DAS FORÇAS ARMADAS NA VIDA POLÍTICA DO PAÍS

Acesse texto preparado para aula


  1. Como se deu o protagonismo das Forças Armadas na história do Brasil independente?

  2. Quais as diferenças entre as diferentes intervenções das Forças Armadas na vida político-institucional do Brasil?

  3. Dá para afirmar que as Forças Armadas possuem um pensamento uno e desenvolvido sobre o País?

  4. Ao se mencionar protagonismo das Forças Armadas se refere efetivamente às três forças?

  5. É possível visualizar diferenças de pensamento e conduta entre as três forças?



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AS CONSITUIÇÕES BRASILEIRAS

Documento Constituições brasileiras


  1. Há um elemento comum às constituições do Brasil?

  2. A Constituição de 1824, única do Império, antecipou alguns dispositivos que estariam presentes nas demais?

  3. A primeira Constituição da República condicionou as instituições das demais?

  4. O que há de próprio na Constituição de 1988 em relação às instituições políticas?

  5. Das constituições da República da para afirmar que alguma é mais realista em relação às condições do País do que as demais?

  6. A Constituição de 1988 aprendeu com possíveis erros das Constituições anteriores?


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PARTIDOS POLÍTICOS, SISTEMA PARTIDÁRIO E ELEIÇÕES GERAIS

Documento Partidos Políticos no Brasil


OUTROS DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA O CURSO

AS CONSITUIÇÕES DO BRASIL


Neste tópico você tem acesso às Constituições do Brasil em documentos muito bem elaborados pelo Senado Federal por importantes constitucionalistas que dispõem de sólido conhecimento da História do Brasil e comementam o momento político no qual as mesmas foram produzidas


1824 (Brasil Império)


1891 (A primeira Constituição da Republica)


1934 (A Constituição da Revolução de 1930)


1937. (A Constituição do Estado Novo)


1946 (A Constituição pós Estado Novo)


1967 (A Constituição do Regime Autoritário de 1964)


1988 (A Constituição da Nova República)


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MAIS INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS E FONTES DE PESQUISA


Você já deve ter percebido que o Plano de Ensino é sempre um documento que está limitado a determinado tamanho para efeito de formalidade acadêmica, bem como se trata de uma carta de intenções do que o professor pretende transmitir ao longo do curso. No entanto, seja pela curiosidade dos alunos e, ainda, pela própria complexidade do conhecimento, há sempre muito mais a ser oferecido. E graças ao mundo virtual, é possível oferecer mais indicações de leitura para os alunos, bem assim fontes de pesquisa que são importantes para todos aqueles que entendem que o conhecimento não se reduz a ler o que outras pessoas produziram e interpretaram para nós, mas podermos participar do processo de geração do conhecimento senão desde o início, como em uma pesquisa primária, mas a partir da vasta gama de fontes disponíveis. Segue, então, outras indicações algumas das quais tem a vantagem das obras se encontrarem disponíveis gratuitamente em consequência do prazo dos direitos autorais já ter expirado.

GERAL


CORTE NO BRASIL, PRIMEIRO REINADO, REGÊNCIA E O SEGUNDO REINADO




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PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)

A Primeira República também é conhecida como o período no qual vários movimentos sociais se desenvolvem com maior nitidez e grandeza quando comparados aos dos séculos anteriores (XVIII e XIX). Tais movimentos, se misturam nos grandes conflitos armados, como as Guerra de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1914-1916). Assim sendo, procurei levar isso em conta na bibliografia extra sugerida.



PÓS REVOLUÇÃO DE 1930


REGIME AUTORITÁRIO DE 1964


Os livros do jornalista Elio Gaspari foram originalmente publicados espaçadamente no início dos anos 2000 (2002 e 2004) e os abaixo indicados foram publicados novamente em 2014 de uma só vez na forma de uma coleção chamada Ditadura. Mas podem ser obtidos de forma avulsa. Em linhas gerais os livros cobrem os períodos iniciais do regime autoritário, sua consolidação, enfraquecimento e transição para o regime democrático atualmente vigente.


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TRABALHO EXTRA SALA


O trabalho extra sala poderá ser a respeito de qualquer um dos temas que estejam sendo dados no decorrer da disciplina. O aluno deverá explicitar claramente o tema e título do trabalho, e definir uma pergunta para orientar o desenvolvimento do mesmo, a qual deverá constar na abertura. Não há um tamanho pré definido, mas o professor espera que seu desenvolvimento seja revelador de um aluno que se encontra no último ano do curso de Sociologia e Política e tem o prazer de pensar, de problematizar frente o material consultado. Observe o aluno que a pontuação vale pouco menos do que a da prova. Portanto, vale a pena se dedicar.


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